sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

FOTOGRAFIA CAUSA POLÊMICA NAS REDES SOCIAIS


Fotografia tirada pelo coroense Ângelo Marques causa polêmica nas redes sociais. Uma das inúmeras piscinas  naturais de São José da Coroa Grande, e única com   a forma do mapa do Brasil lembra uma das piscinas naturais de Porto de Galinhas. A foto foi publicada na página do pernambuco.com . A diferença entre a   piscina de São José da Coroa Grande e a de Porto é que na piscina coroense exclusivamente você pode se banhar! 

#VENHACONHECERSÃOJOSÉDACOROAGRANDE 

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO!




A Prefeitura Municipal de São José da Coroa Grande estará realizando neste sábado, dia 1º de fevereiro, o Projeto S.O.S. Praia Limpa. Um grande mutirão de limpeza formado por funcionários públicos municipais e representantes da sociedade civil.
E você, cidadã e cidadão coroense, é convidado a participar desse grande momento de preservação ambiental. 
A concentração será em frente à prefeitura municipal as 9 horas da manhã.
É a sua oportunidade de demonstrar seu amor pelo nosso município.
Projeto S.O.S. Praia Limpa: Da praia ao mangue, uma preocupação de todos.






quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

MISS PERNAMBUCO 2014 JÁ TEM DATA CONFIRMADA!


 Foi divulgado no site oficial do Miss Brasil que a 59º edição do concurso de beleza mais importante do Estado acontecerá no dia 10 de Maio. A cidade sede escolhida pela produção para a final do certame foi Caruaru, que já tinha sido anunciado durante o Prêmio Helena Pessoa de Queiroz em dezembro do ano passado. A última vez que a Capital do Agreste sediou o evento foi em 2001 com a eleição de Débora Daggy. Vale salientar, que Caruaru é a cidade que mais enviou candidatas em toda a história do Miss Pernambuco e é também a que mais faturou coroas.

São esperadas 30 candidatas de todo o Pernambuco. A modelo coroense Yakamyll Marques é uma entre as 10 mais indicadas para representar São José da Coroa Grande. As belezas da extinta aldeia Puiraçu vão muito além de sol e mar.















#Sucesso!

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

CURIOSIDADES SOBRE O PEIXE-LUA



O peixe-lua é o maior peixe ósseo do mundo, podendo atingir mais de 3 metros de comprimento, mais de quatro de altura e pesar mais de duas toneladas!

O modo como nada, com movimentos sincronizados das barbatanas dorsal e anal é bastante diferente dos outros peixes. Apresenta um comportamento bastante peculiar, deita-se de lado, à superfície, para apanhar banhos de sol (daí o nome ocean sunfish, em inglês). As explicações para este comportamento são várias, nomeadamente, regular a temperatura corporal e atrair aves para o desparasitar.

O peixe-lua destaca-se por transportar uma impressionante carga de parasitas. Até à data a comunidade científica identificou cerca de 50 espécies diferentes, entre parasitas internos e externos!

As fêmeas produzem até 300 milhões de ovos de cada vez, que são libertados para a água e fecundados pelos machos. As larvas passam por três estágios de desenvolvimento em que o peixe perde a barbatana caudal e ganha uma série de espinhos conspícuos.

Devido à sua natureza delicada e aos movimentos lentos, estes peixes são facilmente capturados por redes à deriva e por outros métodos de pesca. Como consequência as populações poderão estar em declínio.

Foi anexado ao acervo do Museu do Una um exemplar do Peixe Lua (Masturus Lanceolatus), uma espécie rara de peixe ósseo encontrada em profundidades maiores que 600 metros. Um grande apoio à identificação e taxidermia foi dado pela professora Elizavetg Araújo, do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco.

Ao contrário do que se pensava, o peixe lua é bem bonito em habitat natural e essa não é uma história de pescador.





#Conhecimento

Fontes: Wikipedia
Museu do Una
Oceanário de Lisboa

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

VITÓRIA DO POVO COROENSE

 Hoje, vinte de janeiro de 2014, dia destinado a São Sebastião padroeiro da várzea do una, após pouco mais de um ano de seu mandato, a prefeita Elianai Baleia mostra que não está para brincadeiras. Em julho de 2013, foi dado o pontapé inicial na obra de pavimentação da estrada que liga os distritos de Abreu e Várzea do Una à PE 60. Hoje, finalmente a obra foi liberada. A construção desta estrada significa uma conquista histórica para os coroenses. Hoje começa-se a escrever um novo capítulo na história de nossa cidade. A pavimentação desta estrada culminará numa alavancada surpreendente de nosso turismo, tendo em vista que nos distritos de Abreu e Várzea do Una encontra-se grande potencial turistico. É na praia do Gravatá, em Abreu do Una que se encontram vestígios do antigo porto açucareiro da região e a Várzea, além de já ter servido de cenário para a rede Globo nas gravações da novela a indomada, conta ainda com belas praias e um conjunto de obras da natureza inigualáveis, além do Museu do Una que preserva grande parte da história coroense.
 #PARABÉNS!

sábado, 18 de janeiro de 2014

NA MIRA DO DESENVOLVIMENTO

 A Coroa Grande: Uma das mais tradicionais lojas coroense, que teve como primeiro proprietário Marciano José dos Santos, passando depois a pertencer a Lourival Leitão de Verçosa e em seguida a Inaldo de Morais Acioli pode estar com as horas contadas. Segundo rumores, a demolição da loja será para a expansão da rua Michel Dahoui. A loja preserva além dos traços arquitetônicos originais, a cultura da cidade e a lembrança de um passado glorioso.




#ABSURDO

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O QUE TODO COROENSE DEVERIA SABER

O que poucos coroenses sabem é que:






Gilberto de Mello Freyre, (Recife, 15 de março de 1900 — Recife,18 de julho de 1987) foi um polímata brasileiro. Como escritor, dedicou-se à ensaística da interpretação do Brasil sob ângulos da sociologia,antropologia e história. Foi também jornalista, autor de ficção, poeta e pintor. É considerado um dos mais importantes sociólogos do século XX.Recebeu da Rainha Elizabeth II o título de Sir, sendo um dos poucos brasileiros detentores desta alta honraria da coroa britânica









 O relevo nas mãos da moradora do Engenho Queimadas mostra que o tempo passou tanto para ela quanto para o lugar - uma outrora rica propriedade que hoje está reduzida a um punhado de casebres. Foi no Queimadas que Gilberto Freyre redigiu parte de Nordeste, livro no qual ensaia uma abordagem ecológica da Zona da Mata, discutindo a diversidade natural da região e a ameaça ambiental dos engenhos.
Uma das consequências notáveis do ciclo da cana-de-açúcar no Nordeste brasileiro, além do impacto ambiental, foi o surgimento de cidades que se desenvolveram ao redor dos engenhos.

#SaibaMais

#LeiaCasaGrandeESenzala (Gilberto Freyre)




FONTE> Engenhos de pernambuco, Fundação Joaquim Nabuco, Blogs, Wikipédia.

Cultura.

E na noite de 24 de janeiro  na praça Constantino Gomes, mais uma apresentação do grupo  coroense> Marrom BomBom,  vai ser showww. Venha pra São José, vem que tem !
#PAGODE  

Esporte em alta.

Nos dias 25 e 26 de janeiro acontece o 15º campeonato de footvolley de são josé da coroa grande. Uma realização zon-bar, venha participar, assistir, competir. Venha curtir são josé da coroa grande. #ESSAÉAPRAIA


quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

É VERÃO !


Em clima de festa, a cidade inicia mais um ano. É verão, a estaçao peça chave para o desenvolvimento da cidade, acredita-se. O verão traz consigo turistas, veranistas, e apreciadores da natureza de várias partes do mundo, que aqui vieram buscar sossego. Os eventos e shows gratuitos no fim de semana são apenas um dos tantos atrativos que a cidade oferece. 



Vem conhecer minha terra, tal beleza eu vou te mostrar. Seus riachos, piscinas, e pedras, com a prainha no meio do mar.


Na cultura, na fé que lhe cerca,no seu côco e canavial. Seus guerreiros brava gente honesta, na riqueza de seus manguezais.

Uma coroa no alto impera, puiraçu, teus indios onde está?, Tal beleza não há em outra terra. Tua arte e santo faz brilhar.

Culinária distinta, e diversa, rio que corta o estado que há. Abreu, várzea as vilas eternas.Nos engenhos história se há.


Vem conhecer minha terra, tal beleza eu vou te mostrar. 
concerteza amarás esta terra, no amor que vive a imperar.




#VEM





sábado, 11 de janeiro de 2014

São José Fest Show 2014

E no clima de verão, a cidade ferve, pessoas de vários lugares começam a lotar a praça de eventos para mais um show da dupla de maior sucesso em Pernambuco. Sheldon e Boco animarão esta noite de sábado cantando seus grandes sucessos e levando as novinhas e os novinhos ao delírio. #Carimbaqueéfestatop

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

O mistério das tartarugas

Um grupo de rapazes coroenses iam para mais uma emocionante manhã de surf. A bordo da jangada, os olhares eram em busca de ondas, quando a coisa mudou... Duas tartarugas foram avistadas, enroscadas em uma rede de pesca. Começam então uma batalha contra o tempo, para salvar as indefesas tartarugas...


PARTE 1